sexta-feira, 21 de abril de 2017

Crise de monetização do YouTube - Entenda o que ocorreu

crise de monetização do youtube

A crise de monetização do Youtube começou por causa do The Wall Street Jornal dos EUA que fez um artigo acusando o youtube de mostrar anúncios de grandes empresas em vídeos com conteúdo improprio como os de propagação de ódio, racistas, entre outros.

E como as grandes empresas não querem ter suas marcas relacionadas a esse tipo de conteúdo, fizeram um boicote onde retiraram seu investimento de anúncios até que a situação fosse resolvida.
Isso reduziu drasticamente as propagandas que apareciam nos vídeos do youtube e consequentemente o dinheiro que os youtubers ganhavam com elas. Isso foi o que deu inicio a essa crise de monetização do youtube.

Resposta do Youtube a Crise de Monetização

O youtube já tomou algumas providencias por causa da crise de monetização e para tentar trazer de volta o investimento das grandes empresas, algumas dessas medidas preocuparam alguns youtubers, mas outras medidas podem até beneficiar a plataforma de certa maneira.
Medidas tomadas pelo youtube:

  • Só canais com 10 mil visualizações ou mais(em todo o canal) podem monetizar os vídeos: ou seja, canais pequenos e recentes não podem mais monetizar seus vídeos.
  • Melhorias no algoritmo de análises do vídeo: isso irá melhorar a moderação dos vídeos do youtube para impedir que vídeos impróprios sejam monetizados.


Canais que Relataram

A Crise de Monetização do Youtube:

  • Felipe Neto - fez um vídeo onde declara que o rendimento caiu de até 90% em alguns vídeos.
  • Velberan - também fez um vídeo sobre a crise de monetização do youtube.
  • BRKsEDU – fez um vídeo sobre a situação e também fala sobre o habito de culpar o youtube por todos os problemas.
  • TECNODIA - fez vários vídeos a respeito da crise de monetização do youtube.
  • E vários outros, praticamente todos os canais foram atingidos por essa crise.

The Wall Street jornal X Pewdiepie

The Wall Street jornal X Pewdiepie

Não é o primeiro caso em que o The Wall Street Jornal faz algo assim, em um episódio anterior fez falsas acusações a Felix do canal Pewdiepie (atualmente o canal com mais inscritos do youtube), o jornal acusava Felix de ser relacionado a grupos nazistas e que ele era antissemita.

Claro eram todas acusações falsas e sem cabimento, o jornal pegou os vídeos passados do canal do pewdiepie no youtube, tirou algumas piadas de contexto e usou para sustentar seus argumentos. Felix já fez um vídeo onde ele explica tudo o que ocorreu, se quiser ver o vídeo vou deixar o link abaixo:

Link do vídeo do Pewdiepie – habilite as legendas do youtube se não sabe inglês.

Esse episódio acabou atingindo o Pewdiepie de certa maneira, o jornal com seu artigo intimidou algumas das empresas que apoiavam o canal dele, e elas acabaram tirando o patrocínio do canal no youtube.

Você pode pensar que é por culpa do canal Pewdiepie que está crise de monetização do youtube está acontecendo, mas não é bem assim, ele só foi visado pelo jornal por causa da relevância e influencia que ele tem no youtube. O jornal quer chamar atenção e tentar ferir o youtube de alguma forma, por isso que desta vez causou uma crise que atingiu a plataforma inteira e não apenas um youtuber.

*também rola uns rumores que o jornal fez montagens dos vídeos do youtube que eles usaram como prova da monetização de vídeos impróprios, mas ainda são rumores e não confirmaram nada.

A Influencia do Youtube continua aumentando


Esse evento é também um sinal de que a influencia do youtube está cada vez maior, e está dominado o mundo da informação que antes pertencia a mídia tradicional. A mídia tradicional pode não gostar muito disso e pode tentar atingir o youtube de alguma maneira, como essa crise que estamos tendo.

A internet ganha essa audiência por motivos óbvios é claro, você pode ver os vídeos, artigos, podcasts, etc, quando quiser e também você pode escolher o conteúdo que você gosta e não apenas o que está passando no momento. A internet é melhor e mais agradável que a mídia tradicional, então é natural que as pessoas deixem de ver a televisão para ver um vídeo que interesse a elas no youtube.

Eu acho que este não será o último episódio dessa novela, a tendência é que cada vez mais da audiência da mídia venha para o youtube e outros meios da internet. Para sobreviver a mídia teria que se adaptar aos novos meios de transmitir a informação, e nem todos irão querer aceitar isso.

A Crise de Monetização é Temporária

Mas Ela Nos Ensina Algo.

tenha um plano b para trabalhar com youtube

Essa crise é temporária e as coisas devem normalizar em breve, mas se você trabalha e depende do youtube deve aprender com esse episodio.

O youtube nunca foi um jeito de ter uma renda estável, ele sempre pode variar da noite pro dia ou ter alguma regra nova que pode afetar o seu canal. Isso é algo que os veteranos da plataforma sabem bem e conseguem lidar bem com essas emergências.

Por isso sempre é bom ter um PLANO B: uma outra forma de renda, um dinheiro guardado, patrocinadores do canal, etc. Você deve estar preparado para emergências como essas.

Veja outros artigos relacionados:


Compartilhe esse artigo para que mais pessoas saibam o que aconteceu na plataforma, e comente o que achou da crise de monetização do youtube.


Artigos Relacionados

Crise de monetização do YouTube - Entenda o que ocorreu
4/ 5
Oleh

Escreva seu cometário Abaixo