sábado, 8 de abril de 2017

Técnicas de Seo básico - Veja como fazer Seo de um jeito fácil

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Aplicar Técnicas de SEO Básico nos seus artigos é algo essencial para todo blog, mas o que seria seo?
Bem seo é a sigla para "search engine optimization" traduzindo "otimização para mecanismos de buscas", basicamente são técnicas para que os mecanismos de busca como o Google e Bing possam entender melhor o conteúdo de seu artigo, e assim possam exibir ele para os usuários que buscam sobre esse conteúdo.

Nesse artigo eu falarei das técnicas de seo básicas para fazer um artigo, existem técnicas mais avançadas de seo que melhoram o desempenho de seus artigos, como os backlinks, cache, etc., mas aqui eu vou me concentrar no que é simples e fácil de fazer.

Pontos a considerar no SEO Básico:

  • Escolha da palavra-chave certa;
  • Presença da palavra-chave nos pontos importantes do artigo;
  • Estrutura de texto, títulos e subtítulos;
  • Negrito e Itálico;
  • Lista de itens;
  • Links Internos;
  • Títulos e Títulos alternativo nas imagens;
  • Analise do SEO e Densidade de palavra-chave.

Antes de aplicar as técnicas de SEO

Antes de começar a fazer o seo você deve pesquisar e escolher a palavra-chave certa que defini seu artigo como por exemplo "técnicas de seo básico", é bom você ver quais são os termos mais pesquisados do assunto para melhorar o alcance do artigo, para isso eu recomendo que use a ferramenta SEMrush, ele é um site que mostra dados das palavras-chaves mais pesquisas e também de termos relacionados, você pode usar esses dados para ter ideias, o Semrush é um pouco limitado na sua versão gratuita mas esse site foi o que mais funcionou para mim.

Também é recomendado que você escolha um termo que seja bem definido como por exemplo "como fazer seo" e não um termo mais amplo como "seo", esses termos mais amplos tem muita concorrência o que dificulta você conseguir rankear nas primeiras páginas, quanto mais definido for sua palavra-chave mais fácil será de rankear, mas em troca também diminui o número de alcance de pessoas, busque um meio termo.
Importante: a palavra-chave que escolheu deve aparecer no título, na descrição de pesquisa, e repetir ela moderadamente ao decorrer do artigo

Técnicas de SEO no Texto

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Estrutura de Títulos e Subtítulos

Nessa parte você tem guardar na mente que o sub-sub-título deve ficar dentro do subtítulo que deve ficar dentro do título. Bom deve ter ficado um pouco estranho falando assim mais pense em um artigo como sendo um livro, você não colocaria o subtítulo na capa dele, o livro também não teria dois títulos, e os itens do subtítulo não ficariam antes do subtítulo.
É assim com os artigos também você não pode ter dois títulos (apesar de ter como fazer isso), o artigo deve seguir a ordem de Titulo - Subtítulo - Itens do subtítulo, só assim os mecanismos de busca conseguem entender bem a estrutura de seu artigo.

Os Mecanismos de Buscas conseguem perceber os títulos e subtítulos através das tags no código do seu artigo. Elas são assim:
<H1>: Titulo
<H2>: Subtítulo
<H3>: Sub-sub-título - antes eu usei “itens do subtítulo” mas essa seria a definição correta.
O que é importante lembrar aqui é os <h2> sempre ficaram dentro da tag <h1>, e também os <h3> ficaram dentro da tag<h2>:

Para colocar um texto em h2 e h3 você faz isso no editor de postagens mesmo, deve ter uma opção nele em que você pode mudar um texto para título e subtítulo, ou pode estar escrito também cabeçalho 1 e cabeçalho 2, etc.
Depois de configurar o texto verifique se ele ficou no 'H' desejado, porque pode ser diferente em algumas plataformas, para fazer isso é só procurar o texto que você digitou no código do artigo e ver qual tag <h> está antes dele.

Negrito ou Itálico

Deixar em negrito ou em itálico a palavra-chave em alguns pontos do artigo dá mais importância a ela e o Google conseguem perceber isso.
Além das palavras-chaves também dá para fazer isso com algumas outras palavras que são importantes para o assunto do artigo, mas não exagere coloque em negrito uma palavra no início, meio e fim para que não fique desconfortável a leitura.

Listas

As listas fazem seu artigo ficar bonito e com uma aparência mais organizada, mas também listar itens importantes no artigo também ajudam no seo, um bom exemplo para você entender é um post de uma receita, se você listar polvilho e queijo ralado em uma receita de pão de queijo o Google vai perceber essa relação e entenderá melhor o seu artigo, assim rankeando melhor ele nas buscas.

Linkar Artigos Relacionados

Se você tiver artigos no seu blog ou site com o mesmo tema do que está fazendo é bom você linkar eles, porque esse também é um fator de rankeamento. Se o Google ver que você tem várias outros artigos falando sobre esse mesmo assunto espalhado pelo seu blog ou site, ele irá dar mais relevância a seu artigo.
Uma dica para fazer isso é você colocar no final do artigo algo como "veja também" e liste os links de artigos relacionados, também é bom você colocar o link nos artigos que está usando direcionado para o artigo que está fazendo, porque que isso deixa digamos "uma passagem de ida e vinda".

Títulos das imagens

As imagens que você usar no seu artigo devem possuir a tag <title> e também a tag <alt>, calma que não é complicado fazer isso, é só ir nas propriedades de imagem e você verá a opção de colocar título e titulo alternativo, coloque um título que seja relacionado a imagem e o seu artigo por exemplo “nomear imagens para seo básico", o que você colocar como título também coloque como título alternativo.

Analisando o Seo: Palavras-chaves e Densidade

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Para fazer essa parte você já deve estar escrito pelo menos o rascunho do artigo e também irá precisar de uma ferramenta para medir a densidade das palavras-chaves, como esse artigo é para fazer um seo básico eu vou recomendar que use o SEO Quake, ele é uma extensão gratuita que dá para você instalar no navegador Google Crome: link da extensão

Com o SEOquake instalado vá na postagem pode ser o Preview mesmo, e clique com o botão direto do mousse, vá no seoquake e escolha a opção densidade, ele vai te mostrar as palavras chaves que tem mais relevante no artigo e também as informações técnicas de porcentagem e quantidade de vezes que essas palavras aparecem.
Você usará estas informações para deixar a palavra-chave principal do seu artigo em primeiro lugar e baixar as palavras que não são relevantes como "para”, “como" essas coisas.
Para você se orientar a porcentagem da densidade da palavra-chave deve ficar acima de 3% e as palavras irrelevantes abaixo de 1% se possível, também é bom elevar as palavras relacionas ao sua palavra-chave.
Não é bom você ter uma quantidade muito exagerada da sua palavra-chave porque o Google reconhece isso como span, é você pode ser punido por isso. Tente deixar a palavra-chave na margem de 3% a 4%.

Conclusão:

Essas são as técnicas de seo básico, após aplica-las você pode ficar otimizando com o tempo tentando sempre melhorar o rankeamento do seu artigo até que fique satisfatório, mas cuidado para não fazer um texto que é para os mecanismos de busca, você tem que fazer o texto para o seu leitor mas que seja escaneável pelos mecanismos de busca.
O texto deve ser feito pensando no leitor e no Google

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Oleh

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